Sobre
A entrada de cada escola é um lugar de grande potencial: neste livro, Paolo Pileri, Cristina Renzoni e Paola Savoldi apelidam-na de “praça escolar” e exploram o seu papel fundamental para toda a cidade. É no espaço em frente à escola que, vivenciando os primeiros momentos de autonomia, elaboramos representações e memórias do meio que nos rodeia; aqui as novas gerações experienciam diretamente como os seus direitos e necessidades são considerados pela nossa sociedade. É por isso que nos devemos debruçar urgentemente sobre a questão das praças escolares, observando e reinventando estes espaços muitas vezes negligenciados: este livro convida-nos a imaginar soluções possíveis para situações críticas, em contextos reais – aqui analisados através das ferramentas do desenho e da fotografia – inspirados em vários exemplos internacionais.
Transformar espaços impessoais em lugares belos, educativos e inclusivos significa iniciar um processo de regeneração urbana precisamente a partir das praças escolares: lugares-chave para o domínio público e espaços de aprendizagem para todos.
Com textos de Federica Bianchi, Anna Evangelisti, Silvia Lanteri.